vídeo

Segurança alimentar: o necessário combate à fome

O fantasma da fome voltou a assombrar o país. Os últimos levantamentos apontam que a insegurança alimentar no Brasil cresceu de forma assustadora. As causas deste problema vão além dos efeitos sociais e econômicos mais imediatos, causados pela pandemia COVID-19, e tem suas raízes na crise estrutural que, há muitos anos, atinge a economia brasileira.

Por Alicerce – Caxias do Sul

Neste domingo, 23 de maio, o Coletivo Alicerce de Caxias do Sul organizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook para falar sobre as deficiências das políticas públicas de segurança alimentar e sobre o necessário combate à fome, um problema que, em razão dos efeitos da pandemia e da crise econômica estrutural, volta a assombrar o Brasil.

Participaram do debate Suzana Colvara, servidora aposentada do Município de Caxias do Sul que, durante 15 anos, foi coordenadora da cozinha comunitária do núcleo de capacitação do bairro Canyon; e Tainara Hanke da Rosa, que é assistente social e, há 4 anos, atua na política pública de segurança alimentar e nutricional no município de Caxias do Sul.

As debatedoras denunciaram o desmantelamento das políticas públicas de segurança alimentar nos últimos anos, tanto na esfera nacional como municipal, e levantaram os principais desafios para o enfrentamento da fome. Assista ao vídeo.